Festival de cinema gay de Turim ganha importância 'cívica'

O Festival Gay e Lésbico de Turim “De Sodoma a Hollywood” vai receber apoio financeiro das instituições públicas, após perder a contribuição do Conselho dos Estudantes que, em uma votação, escolheu não destinar cerca de dois mil euros para o evento.

Essa vitória do grupo de estudantes de direita causou ainda mais polêmica quando lideranças do movimento declararam que “seria um desperdício de dinheiro” investir em um evento de “gosto duvidoso”.


 


“Estamos empenhados em manter o festival, ainda mais nesse momento com os recentes episódios de intolerância. Isso demonstra que ainda temos muito a fazer, estamos aqui para oferecer a nossa solidariedade aos amigos que lutam para reconhecer os seus direitos “, disse o diretor do Museu do Cinema de Turim, Alberto Barbera.


 


O assessor da secretaria de cultura da região do Piemonte, Giorgio Oliva, rebateu que o festival, além de ter um indiscutível valor artístico, assumiu neste ano um “valor cívico”.


 


O assessor da secretaria da cultura da Comuna de Turim, Fiorenzo Alfieri, fez eco às declarações de Oliva, completando que “é preferível analisar os motivos da intolerância juvenil à condená-la, intensificando o trabalho da instituição, que deve agir para minimizar esses sinais preocupantes”.


 


O diretor do festival, Giovanni Minerba, revelou que o financiamento que viria do Conselho dos Estudantes foi substituído pela doação privada de dois cidadãos de Turim, Enzo Forgione e Dido Viberti.



Fonte: Ansa