CBF convida Lula para ir a amistoso em Wembley

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, esteve em Brasília na sexta-feira (13) para encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Teixeira, que entregou ao presidente o caderno de encargos da Fifa para a Copa de 2014, aproveitou para convidar o pres

Lula teria, segundo Teixeira, mostrado-se receptivo a aceitar o convite, mas não confirmou presença na partida em Londres. Quanto à organização da Copa de 2014, o Presidente da República reiterou o apoio que já havia manifestado em outras duas oportunidades.


 


Segundo a Rede Globo, em caso de vitória na disputa para sediar a Copa de 2014, a CBF deverá apresentar 18 sedes à Fifa para que 12 sejam escolhidas. Na briga para receber jogos do Mundial, estariam em vantagem, devido aos estádios e à infra-estrutura hoteleira, três estados do Sudeste (São Paulo, Rio e Minas), dois do Sul (Rio Grande do Sul e Paraná), quatro do Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e dois do Centro-Oeste (Goiás e o Distrito Federal).


 


Após o encontro, apenas Teixeira e o ministro do Esporte, Orlando Silva, falaram com os jornalistas. De acordo com o presidente da CBF, Lula vai dar todo o suporte que couber ao Governo Federal na candidatura brasileira. O próprio Teixeira admite que a maior parte dos investimentos não deve vir do Governo.


 


“Uma Copa do Mundo é bem-sucedida quanto menos dinheiro público for investido. A maior parte do investimento virá da iniciativa privada, cabendo ao Governo as ações que lhe competem”, explica Teixeira, em declarações publicadas pelo site da CBF.


 


Para o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr, “a candidatura única do Brasil consolida a posição e a determinação do governo federal para trabalhar e preparar as estruturas necessárias para a Copa”.


 


O Brasil tem até o dia 31 de julho para entregar o caderno de encargos respondido à Fifa. Por conta disso, está marcada para o dia 26 deste mês uma reunião com os governadores dos Estados interessados em receber jogos da Copa do Mundo.


 


Em setembro, a partir do que for apresentado pela candidatura brasileira, serão iniciadas inspeções. O anúncio oficial da Fifa sai em novembro.


 


Depois da desistência da Colômbia, o Brasil passou a ser candidato único. Apesar disso, Teixeira garante que a tarefa brasileira não ficou mais fácil.


 


“Teremos de ser mais perfeccionistas, ainda mais precisos e profissionais na condução do projeto da candidatura, para que o Brasil seja escolhido”, finaliza.


 


Fonte: GLOBOESPORTE.COM