Abril Indígena tem manifestações em todo o país

As atividades são muitas e os motivos para protestar também. As diversas regiões do país estão mobilizadas com o Abril Indígena, eventos que acontecem durante todo o mês de abril para marcar o dia do índio, comemorado em 19 de abril.

Na Bahia, foi realizada uma série de debates sobre violência no campo e contra as mulheres. A cultura indígena no estado também foi tema de debates. No dia 21 de abril, em memória aos 10 anos do assassinato de Galdino Pataxó Hã-Hã-Hãe, ocorrerão atividades na aldeia Caramuru, próximo à Itabuna, no sul da Bahia. Também faz parte das mobilizações no sul do estado, uma sessão especial na Câmara Municipal de Itabuna, no dia 20 de abril, que discutirá a problemática indígena na região.


 


Em Brasília, mais de 30 povos indígenas do Nordeste traçam estratégias para defender territórios e agir contra o projeto de Transposição do rio São Francisco. Os povos indígenas são contrários à transposição, não aceitam negociar compensações com o governo e desconfiam das recentes investidas do Ibama na região. As lideranças dos povos Truká, em Cabrobó, Pernambuco, afirmam não permitir mais a entrada do exército, nas terras indígenas, para organização de trabalhos referentes ao projeto do governo federal.


 


No Pará e no Maranhão, os indígenas debatem os objetivos do Abril Indígena 2007 e também definem estratégias em relação aos grandes projetos de infra-estrutura previstos para o Sul do Maranhão e para o Pará. Também acontecem debates cujo tema é a situação da Amazônia.


 


Na capital paraense, cerca de 80 iíndios do Baixo Amazonas e do nordeste paraense são esperados no Acampamento da Via Campesina – contra o imperialismo e pela soberania popular na Amazônia, que ocorrerá entre 16 e 20 de abril. Neste período, estão previstas duas marchas pela cidade (17 e 19/4) e conferências que discutirão a questão dos povos indígenas, dos quilombolas, da biodiversidade e da reforma agrária na região. Participarão dos debates o Procurador da República Felício Pontes e o Bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler (a confirmar). Também foram solicitadas audiências em diversos órgãos como a Secretaria de Justiça, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).


 


No estado de Minas Gerais, as mobilizações do Abril Indígena incluem assembléia dos povos de MG e audiência na Assembléia Legislativa. No próximo domingo, dia 15, na reserva indígena Xakriabá, município de São João das Missões no norte de Minas, será realizada a “ROMARIA DOS MÁRTIRES DA TERRA”. O evento é em memória dos 20 anos da chacina acontecida na reserva indígena na disputa pela terra, culminando com a morte de três Xakriabá, em fevereiro de 1987.


 


Nos dias que antecedem a romaria (13 e 14/04), as lideranças indígenas realizam  na área  Xakriabá o “Encontro dos Povos Indígenas de Minas Gerais”. Na pauta do encontro está a  discussão sobre o atual contexto da política indigenista do governo Lula e os diversos problemas que afetam os povos, de modo especial a demarcação de suas terras. Na programação, está prevista ainda uma audiência na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no dia 19 de abril.


 


Fonte: Cimi