Frei Betto e Helvécio Ratton apresentam ''Batismo de Sangue''

O Frei Betto e o cineasta Helvécio Ratton, ambos mineiros, participaram, nesta sexta-feira (13), do programa Troca de Idéias, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE). O debate integra a programação de lançamento do filme Batismo de

O livro e o longa-metragem narram a participação dos freis dominicanos na luta contra a ditadura militar no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. No filme, o ator Caio Blat vive o papel do frei cearense Tito de Alencar, torturado e morto no exílio em Paris aos 30 anos de idade, em 1974.



Junto com Frei Betto e Helvécio Ratton, o Frei Fernando de Brito, contemporâneo de Frei Betto e também personagem do filme, participou do debate. A estréia nacional do filme acontecerá no próximo dia 20.



Sinopse do filme



Em São Paulo, no final dos anos 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão), Ivo (Odilon Esteves) e Tito (Caio Blat) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella.



Frei Betto segue para um convento no Sul do Brasil, onde ajuda perseguidos políticos a passarem pela fronteira. Vigiados pela polícia, Frei Fernando e Frei Ivo acabam presos e torturados. A polícia descobre como são feitos os contatos entre Marighella e os dominicanos, e prepara uma emboscada para matá-lo. O convento é invadido, Frei Tito é preso.



Em Porto Alegre, Frei Betto também é preso e os dominicanos são transferidos para um presídio em São Paulo. Frei Tito é interrogado e sofre terríveis torturas. Meses depois, um grupo guerrilheiro seqüestra o embaixador suíço no Brasil, exigindo a libertação de setenta presos, entre eles, Frei Tito.



Contra sua vontade, Frei Tito é mandado para o exílio e vai viver na França. Mesmo longe do Brasil, Tito mentalmente não consegue ficar livre de seus carrascos. Por onde passa, acredita estar sendo vigiado e ameaçado. Com intuito de pôr fim ao seu martírio e se livrar de seus perseguidores, Frei Tito comete suicídio.