Contag entrega pauta de reivindicações a Lula

Nesta quinta-feira (12), integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregaram ao presidente Lula a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil/2007, que será realizado a partir de 21 de maio, em Brasília. A pau

Como nos anos anteriores, o presidente Lula designou o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral, para coordenar a análise e negociação do conjunto da pauta da Contag, ficando os itens de política agrícola e agrária sob a responsabilidade do ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário.


 


Entre as principais reivindicações estão a liberação de R$12 bilhões para o crédito do Pronaf na safra 2007/2008; o aumento dos recursos para pesquisa, capacitação, assistência técnica e extensão rural; o fortalecimento e a valorização da agricultura familiar; o assentamento de 250 mil famílias por ano; e a melhoria da educação no campo.


 


O ministro Dulci ressaltou a importância do movimento promovido anualmente pela Contag. ''O Grito da Terra Brasil é a mais antiga e representativa manifestação dos trabalhadores rurais brasileiros e possui um forte significado político, social e cultural para o país'', disse.


 


Desafio para o governo



 
Para o ministro Guilherme Cassel, a pauta do Grito da Terra Brasil desafia o governo a encontrar respostas para o avanço da reforma agrária e para a consolidação da agricultura familiar. ''A pauta tem todo o mérito de discutir os avanços, pressionando positivamente o governo para que as políticas públicas sejam construídas em parceria com os movimentos sociais'', afirmou.



 
O presidente Lula concluiu o encontro dizendo que sua vontade é atender às reivindicações da Contag da melhor forma possível.  ''Acho que a cada ano nós teremos menos problemas. O acúmulo de aprendizado e de conquistas nos faz trabalhar com o objetivo de fazer sempre o melhor para os trabalhadores e trabalhadoras rurais'', finalizou.


 


O Grito da Terra Brasil é realizado anualmente e está em sua 13ª edição. Desde 2003, os integrantes da Contag são recebidos pelo presidente Lula no Palácio do Planalto para entregar a pauta de reivindicações do movimento. 


 


Fonte: Contag