Brasil tem perspectiva de triplicar comércio com a Índia

Brasil e Índia querem mais que dobrar o volume do comércio bilateral no próximo triênio, para atingir US$ 10 bilhões por ano. Esse é um dos objetivos a ser fechado na comissão mista bilateral, marcada para esta sexta-feira (13), em Nova Déli, sob a presid

A cooperação na área energética deve aumentar rapidamente. A empresa indiana ONGG Videsh planeja adquirir um bloco para exploração de petróleo no Brasil por US$ 420 milhões, segundo a imprensa indiana. Representantes da Petrobras, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil e outras empresas acompanham Amorim em Nova Déli.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará sua segunda visita a Índia no dia 4 de julho, antecedendo a reunião do G-5 – Brasil, Índia, China, México e África do Sul – com o G-8, que reúne as principais economias industrializadas mais a Rússia, que ocorrerá quatro dias depois, na Alemanha. O Brasil e a Índia vão coordenar posições, sobretudo para reagir às pressões dos países industrializados que querem compromissos de redução de emissões de gases de efeito-estufa.



Além disso, o G-4 – Brasil, Índia, Alemanha e Japão – terão reunião de alto nível na semana que vem, em Brasília, articulando a pressão pela reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.