Aldo, Ciro, Pochmann e Paulinho da Força debaterão perspectivas do PAC

O economista Márcio Pochmann, os deputados federais Ciro Gomes (PSB-CE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), debaterão na sexta-feira, dia 20,  o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e suas perspec

Apresentado pelo governo em fevereiro, o PAC teve repercussão favorável em praticamente todos os setores políticos e sociais. Depois do 2º Plano Nacional de Desenvolvimento de 1976, é o primeiro plano com metas econômicas concretas. Inclui grandes projetos de infra-estrutura (energia e logística), eixos de investimento social e prioriza os grandes centros urbanos. Com ele o Estado se propõe reassumir o papel de indutor e protagonista do desenvolvimento, por meio da intervenção das empresas e bancos estatais, tendo um Centro Gestor do governo para condução do Plano.



Entretanto, o PAC estará limitado nos seus objetivos enquanto prevalecer a orientação macroeconômica dominante. A combinação dos juros reais mais altos do mundo com câmbio extremamente valorizado e alta carga tributária não se coaduna com as pretensões do Projeto. A nova orientação é contida pelo poder  do capital financeiro.



Estes serão os temas do debate O PAC e o projeto nacional de desenvolvimento, promovido pelo Instituto Maurício Grabois. O evento faz parte das iniciativas do Instituto para debater as grandes questões da vida brasileira e os desafios do segundo mandato do presidente Lula.



O IMG avalia que ''os expositores convidados se destacam por estarem profundamente inseridos no debate político e teórico que almeja o desenvolvimento do país''.



Aldo Rebelo, deputado federal pelo PCdoB/SP, é  ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-líder do governo na Câmara e ex-ministro na administração Lula.



Ciro Gomes é deputado federal pelo PSB-CE, ex-governador do Ceará, ex-ministro nos governos Itamar Franco e Lula e foi cadidato presidencial nas eleições de 1998 e 2002.



Márcio Pochmann é economista, livre docente na Unicamp, ex-secretário da Prefeitura de São Paulo na gestão Márcia Suplicy e autor de vários livros, em especial sobre trabalho e renda.


 


Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, deputado federal pelo PDT/SP, é sindicalista e dirigente da Força Sindical.



Informações
Evento: Debate “O PAC e o projeto nacional de desenvolvimento”
Data: 20 de abril (sexta-feira)
Local: Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (R. Genebra, 25 Centro/São Paulo/SP)
Hora: das 9:30 às 13 horas



Contatos: (11) 3266-5805 e [email protected]