Software Livre, ''a tecnologia que liberta'', faz Fórum Mundial

Refletir a utilização das tecnologias da informação e sua importância para a sociedade atual. Assim inicia nesta quinta-feira (12) o 8º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) em Porto Alegre, agregando cerca de 5 mil pessoas entre hackers, técnicos,

O Fisl converge discussões no âmbito técnico, cultural e filosófico sobre as alternativas para a criação e distribuição de conhecimento de forma horizontal e colaborativa. Com nove salas de palestras que funcionarão simultaneamente das 10 às 21 horas, até sábado (14), mais de 250 palestrantes compõem a grade de programação do evento.  Além disso, encontro de grupos de usuários do sistema operacional Linux ocorrerão de forma autônoma.



Computador de 100 dólares presente



Projetos de inclusão digital, como Casa Brasil também marcam presença, além de iniciativas no âmbito educacional, como o projeto UCA – Um Computador por Aluno – que neste ano realiza testes com laptops nas escolas públicas como ferramenta de aprendizagem.  A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estará demonstrando a experiência da utilização do computador XO – o micro de 100 dólares – que já está sendo usado em caráter experimental em uma escola gaúcha.



O projeto ''Criei, Tive Como'' fará uma mostra de documentários e curtas elaborados e editados com ferramentas de software livre de diretores de todo o Brasil.  Para discutir novas formas de distribuição cultural, haverá palestras no âmbito do licenciamento alternativo de músicas e materiais multimídia.  O primeiro dia do evento ainda conta com o show das Bandas Bataclã F.C., de POA, e do grupo Mombojó, de Pernambuco, que distribuem suas músicas pela Internet, sem necessidade das grandes gravadoras.



No sábado, a palestra que reunirá Sérgio Amadeu, Gustavo Gindre, João Brant, Jon 'maddog' Hall, discutirá a questão do ''espectro livre'', a distribuição democrática de conhecimento utilizando redes sem fio (que possibilitam um outro patamar de comunicação, sem a monopolização de operadoras telefônicas), a questão da TV digital, e formas de promover o acesso e troca de conhecimento.



Assista o Fisl pela internet



Todo o evento será transmitido pela TV Software Livre, que no ano passado contou com mais de 180 mil acessos. Para assistir as palestras, basta acessar o link http://stream.softwarelivre.org:5000/, sendo necessário apenas suporte a Java no navegador ou um software de streaming (VLC ou Real Player).
O site do evento é http://fisl.softwarelivre.org/8.0/www/.



Confira algumas palestras do Fisl



Economia Solidaria, Software Livre e Inclusão Digital na construção de práticas, técnicas e tecnologias para um Mundo Sustentável
12/04 – Quinta-Feira, 10:00/11:00, 24 – Sala Haskell



Paul Singer
Paul Singer é economista, foi professor titular da Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu a coordenação acadêmica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Atualmente é Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Algumas obras publicadas: Introdução à economia solidária (2002); Uma utopia militante: repensando o socialismo (1998);Para entender o mundo financeiro (2000); Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas (1998).



Edgard Piccino
Foi coordenador da equipe pedagógica do Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo, no projeto Telecentros de São Paulo. Atualmente atua como assessor do Diretor-Presidente do ITI – Casa Civil / Presidência da República e cumpre a função de Coordenador Projeto Casa Brasil.



O uso do software livre nos meios de comunicação
12/04 – Quinta-Feira, 20:00/21:00, 15 – Sala Dijkstra



A partir da experiência de construção do portal da Agência Brasil, lançado em 2006 durante o ISummit (encontro de liberdade do conhecimento realizado no Rio de Janeiro), o autor reflete sobre as possibilidades abertas pela utilização de plataformas livres para a produção de informação, especialmente aquelas produzidas em empresas públicas de comunicação.



Rodrigo Savazoni
Jornalista, formado pela Universidade Cásper Líbero, é editor-chefe da Agência Brasil (Radiobrás) e membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional de TVs Públicas. É um dos editores do livro Vozes da Democracia – Histórias da Comunicação na Redemocratização do Brasil, editado pelo Coletivo Intervozes. Foi o coordenador do projeto de migração do portal da Agência Brasil para plataformas livres.



Venezuela: Migração como política de governo
Horário  13/04 – Sexta-Feira, 13:00/14:00, 22 – Sala von Neumann



Felix Enrique Dávila
República Bolivariana da Venezuela, Ministério de Ciência e Tecnologia – Departamento de Tecnologias de Informação



Antonio Russo
Italia, Provincia Autonoma de Bolzano – Free Upgrade Southtyrol's Schools (FUSS)



Jean Carlos Sestrem
Coordenador Tecnológico do Município de Itajaí – SC. 19 anos na área de Sistemas de Informação



Marcelo D Elia Branco
Atualmente é consultor em Tecnologia para a Sociedade da Informação e trabalha no governo da Generalitat de Catalunya – Espanha – coordenando a Rede de Cooperação Internacional de Administrações Públicas e o Software Livre. É articulador do Projeto Software Livre Brasil www.softwarelivre.org, membro do Projeto Software Livre RS; do Conselho Assessor do Curso de experto em software livre da Universidade de Cadiz – Espanha; professor honorário do Instituto Superior Tecnológico Cevatec – Lima Perú e membro do Conselho Científico do Mestrado Internacional em Software Livre, da Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Open University of Catalonia) – Espanha. De 2003 a 2004, foi assessor de projetos especiais da Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa. Em 2004, até janeiro de 2005, foi Consultor da Presidência da República do Brasil para articulação da Sociedade Civil nos temas da Sociedade da Informação.



14/04 – Sábado, 14:00/15:00, 22 – Sala von Neumann



A mesa com três autores do livro Comunicação visual e a construção do Commons: redes virais, espectro aberto e novas formas de regulamentação tratará das profundas mudanças que as tecnologias digitais colocam no cenário das comunicações e telecomunicações. Práticas sociais colaborativas estão caminhando do compartilhamento de códigos e bens culturais para o construção da própria infra-estrutura de telecom como um bem comum. As exposições procurarão esclarecer as possibilidades de superar os formatos privados de ocupação do chamado espectro radioelétrico (open spectrum) e explorar as enormes possibilidades das redes virais.



Sérgio Amadeu
Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo e professor da Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Doutor pela USP, sua tese tratou do movimento colaborativo e a teoria da propriedade do bem imaterial. Autor de várias publicações, entre elas, Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003 -2005). Criou e coordenou (2001-2003) o programa de implementação de Telecentros do Município de S.Paulo que operavam totalmente em software livre. É um dos coordenadores da Rede Livre de Compartilhamento da Cultura Digital. Usuário de GNU/Linux.



Gustavo Gindre
Gustavo Gindre, 37 anos, é jornalista (UFF) e mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ). Fellow da The Ashoka Society, coordenador-Executivo do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (INDECS), membro do Coletivo Intervozes e eleito para o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr).



João Brant
João Brant, 28 anos, é formado em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com mestrado em Regulação e Políticas Públicas de Mídia e Comunicação na London School of Economics and Political Science (LSE). É membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, entidade que luta pela efetivação do direito humano à comunicação.



Jon 'maddog' Hall
Jon ''maddog'' Hall é o diretor executivo do Linux International. Com 38 anos na indústria de computação, já programou em uma grande variedade de linguagens, lecionou na universidade por sete anos, é autor de vários artigos e livros e um autêntico enamorado do povo brasileiro. Acredita que os softwares de fonte livre e aberta ajudarão a economia brasileira.



De Porto Alegre,
Fabricio Solagna