Deputada faz balanço da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira

A deputada Tânia Soares, PCdoB-SE, usou a tribuna da Assembléia Legislativa para parabenizar e fazer um balanço da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, PCdoB-SE, à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju.

A parlamentar apresentou dados e mostrou as ações desenvolvidas nas áreas: saúde, cultura, qualificação para o trabalho, participação popular, educação, assistência social e cidadania, habitação, administração, finanças e obras. Apontou também algumas perspectivas para a gestão em 2007.

Durante o pronunciamento, Tânia afirmou que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é de continuidade e avanço. “Edvaldo passou cinco anos como vice-prefeito de Marcelo Déda (PT-SE). Nesse tempo sempre existiu uma sintonia entre os dois, participando sempre de forma ativa nas decisões. Além disso, durante a gestão de Déda na prefeitura, Aracaju virou exemplo em qualidade de vida. Com isso, a capital sergipana se tornou exemplo no Nordeste. É justo que o atual prefeito dê continuidade e amplie o trabalho desenvolvido durante sua gestão”, afirma.

A exposição foi feita durante o Grande Expediente, que se tornou pequeno perante o grande número de obras e realizações que a deputada teria para apresentar. “Esse é um pequeno resumo do que foi realizado durante esse ano de gestão”, diz. Como exemplo, Tânia mostrou que na área de qualificação de trabalho, mais de 4.352 pessoas foram capacitadas; na educação, apontou que 3.000 jovens em idade de 18 a 24 anos foram atendidos pelo Programa de Inclusão do Jovem, em parceria com o Governo Federal; inauguração de três novas escolas municipais, atendendo mais de 1.100 estudantes; na assistência social e cidadania foram mais de 17 mil famílias em situação de vulnerabilidade social inseridas nos programas de transferência de renda.

Indicou também a grande preocupação do prefeito Edvaldo com a juventude, os idosos, a população mais carente e a preservação e ampliação da qualidade de vida da cidade para que a população tenha cada vez mais acesso aos bens matérias e imateriais. Quando o assunto é relacionado a pessoas e/ou grupos/famílias assistidos pelo município em programas de proteção básica, os números somam mais de 22.810 mil atendimentos; elevou de 15% para 17% o percentual investido na saúde, são mais de 6.214 milhões a mais que investiu no ano passado, totalizando uma soma de 52.819 milhões.

Como perspectivas para a gestão em 2007, a deputada citou alguns pontos. Entre eles, a execução do projeto de revitalização do centro da cidade. Um projeto que conta com a parceria de organizações francesas e que dará uma nova feição ao nosso centro histórico. Também ressaltou o início do recapeamento de todo Centro da Cidade, serão mais de 20km, totalizando 24 ruas e três avenidas. No Santa Maria, continuam as obras estruturantes da rede de acolhimento social que contemplam a abertura de avenidas.

Durante sua fala, a deputada Conceição Vieira (PT-SE) pediu um aparte para falar que Tânia é feliz ao apresentar esses dados. “Eu acho que é motivo de parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira pela sua gestão à frente da Prefeitura de Aracaju. Todo período que ele esteve como vice-prefeito deixou inspirar confiança e tranqüilidade do prefeito de então, hoje o governador de Sergipe, Marcelo Déda. E quando se fala em administração de continuidade, ela é de continuidade quando se fala em estratégia, nos propósitos, na política transparente, na participação popular, na democracia, nos encaminhamentos diante das categorias através dos seus sindicatos, na capacidade de operar obras e realizações que envolvem a melhoria de vida do povo de Aracaju. E é claro que quando a questão é relacionada a obras e realizações, ele tem seu perfil próprio, no que diz respeito ao avanço de melhorias da vida da sociedade”, diz.

Tânia encerou sua fala dizendo que o trabalho de Edvaldo continua sendo feito e quem quer o bem de Aracaju deve saudar isso. “Há uma tentativa das elites que não engoliram a eleição de Marcelo Déda, o grande êxito e a grande referência nacional que se tornou Aracaju. Finalizou, pedindo que a direita deixasse o prefeito trabalhar, dando continuidade à sua bela gestão.

Por Alberto Marques