Sem categoria

Delegação do PCdoB cumpre extensa agenda em Cuba

Desde o último domingo se encontra em Havana, Cuba, a convite do Partido Comunista local, uma delegação do Partido Comunista do Brasil, chefiada por Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, e integrada por José Reinaldo Carvalho, secretário de Relaçõe

A delegação cumpre extensa e diversificada agenda. Até o momento, dentre outras importantes atividades, os comunistas brasileiros se reuniram na ultima terça-feira com Fernando Remirez, do Secretariado do Comitê Central do PCC e responsável pelas relações internacionais e com José Arbezu, chefe do Departamento América do Comitê Central do PCC.



Na quarta-feira, os representantes do PCdoB visitaram Julio Martinez, 1º secretario da União dos Jovens Comunistas de Cuba (UJC) – organização que conta com mais de 600 mil militantes – e depois foram recebidos por um dos principias dirigentes atuais da Revolução, Ricardo Alarcón, presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular, o parlamento cubano. Alarcón atualizou as informações sobre a luta pela libertação dos 5 heróis cubanos presos nos Estados Unidos, bem como ofereceu ampla atualização sobre a  realidade cubana.



A visita ocorre no quadro das excelentes relações entre ambos os partidos. O PCdoB e o PCC avaliaram o novo quadro  que se observa na América Latina, cuja marca principal é o ascenso das forcas democráticas e antiimperialistas e o impulso da integração regional.



A delegação do PCdoB prestou solidariedade ao povo cubano e ao comandante Fidel Castro, que segundo informações dos dirigentes cubanos se recupera a contento dos problemas de saúde. Nesta quarta-feira, inclusive, tomou-se contato com uma reflexão do presidente cubano, publicada no Granma, órgão oficial do PCC, na qual o lder máximo da Revolução denuncia a libertação do terrorista Luis Posadas Carriles pelo governo dos EUA – que faz cair por terra o discurso “antiterrorista” de George W. Bush.



Nesta quinta feira, dentre outros compromissos, a delegação visitará a Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) –  e tomará contato com os estudantes brasileiros da Escola, entre eles vários militantes do PCdoB. Na sexta, em Villa Clara, a delegação do PCdoB visitará o mausoléu onde se encontram os restos mortais de Ernesto Che Guevara e prestará homenagem ao grande revolucionário. No próximo domingo a delegação retorna ao Brasil.



De Havana,
Ronaldo Carmona