Bachelet defende segurança energética para a América do Sul

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou nesta quarta-feira (11) que na América do Sul há energia suficiente para todos os países, e propôs que os governos locais criem uma espécie de rede energética para a região.

Com sua participação na primeira Cúpula Energética Sul-Americana, marcada para os dias 16 e 17 de abril na Ilha Margarita (Venezuela), a presidente disse que contar com uma rede energética é a grande oportunidade dos doze países que estarão presentes na região.



“O Brasil tem uma extraordinária experiência em biocombustíveis, nós estamos trabalhando nisso também, e queremos ver como aproveitamos as experiências de cada um e garantimos a todas as nações segurança energética”, disse Bachelet em entrevista à Rádio Pudahuel.



A presidente recordou que o governo chileno enviou um projeto para o uso de energias renováveis “porque até hoje estava proibido usar outras energias, então era necessário uma lei que habilitasse essa possibilidade e creditasse incentivos para que a gente produza” essas energias mais limpas.



Bachelet disse também que muitos países estão demonstrando que “se pode fazer uma mescla que permita não sermos tão dependentes do petróleo”. Ela ressaltou também que é importante pensar no futuro da natureza desses países, criando políticas que não agridam o meio ambiente.