Argentina pede ao Brasil extradição de militar uruguaio

A justiça argentina pediu nesta quarta-feira (11) ao Brasil a extradição do militar da reserva uruguaio Juan Manuel Cordero, acusado de violações dos direitos humanos cometidas no centro de detenção “Automotores Orletti” em Buenos Aires, durante a última

O juiz federal Daniel Rafecas pediu à justiça brasileira a extradição de Cordero, um ex-agente de inteligência do exército uruguaio, detido em 27 de fevereiro na cidade brasileira de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai.



Casado com uma brasileira, Cordero afirma ser um perseguido político. Quando foi preso, ele estava aguardando uma resposta a um pedido de refúgio que havia emitido logo depois de fugir do Uruguai, em agosto de 2004.



A justiça argentina havia enviado em 2001 ao Uruguai um pedido de extradição de Cordero, acusado de participar em Buenos Aires do Plano Condor, que coordenou a repressão entre as ditaduras militares dos anos 70 na América do Sul.



Cordero é acusado de integrar o grupo que seqüestrou e assassinou dezenas de cidadãos uruguaios no centro conhecido como Automotores Orletti. Estima-se que cerca de 200 prisioneiros, muitos deles uruguaios, passaram por este centro clandestino.