Timor Leste: Candidato da Fretilin vence mas vai a 2.º turno

O candidato da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), Francisco Guterres Lu Olo, e o primeiro-ministro do Timor Leste, José Ramos Horta, disputarão a presidência do país em segundo turno, depois de não obterem mais da metade dos vot

Segundo os resultados provisórios divulgados nesta quarta-feira (11) pela Comissão Eleitoral Nacional, Francisco Guterres Lu'Olo, candidato da Fretilin, praticamente garantiu a vitória nas eleições presidenciais no Timor Leste, quando já estão apurados 80% dos votos.



O porta-voz da Comissão, o sacerdote Martinho Gusmão, disse que Guterres tem 28,79% dos votos, enquanto o primeiro-ministro aparece com 21,62%.  A agência Lusa de notícias confirma que Lu'Olo tem garantida a passagem ao segundo turno, mas não indica quem vai disputar com ele a presidência do país.


Em terceiro lugar está Fernando de Araujo, do Partido Democrático, com 18,52% dos votos.



Entretanto, o primeiro-ministro e candidato José Ramos-Horta ameaçou deixar o cargo se não houver um compromisso sério da Fretilin e dos membros do Governo com a governação.



''Entrarei de imediato de férias'' após a conclusão das eleições presidenciais, afirmou o primeiro-ministro, ressaltando que tomará essa atitude se verificar que não tem condições políticas para governar nos meses que restam até as eleições legislativas.


 


Entretanto, cinco candidatos presidenciais exigiram à Comissão uma nova apuração, após denunciarem supostas irregularidades e intimidações. Caso isso não aconteça, os candidatos ameaçaram não aceitar os resultados e recorrer ao tribunal de apelações.



Os resultados oficiais das eleições de segunda-feira estão previstos para 19 de abril, enquanto o segundo turno será realizado no dia 8 de maio.



Também foi fixada a data para as eleições legislativas, que acontecerão em 30 de junho, segundo anunciou o presidente do país, Xanana Gusmão.