Google assume que copiou e pede desculpas a portal chinês

O Google apresentou nesta quarta-feira (11) um pedido de desculpas público na China por ter copiado o sistema de introdução de texto de um dos mais importantes portais chineses, informou nesta quarta-feira o China Daily.

Em 4 de abril, o portal Sohu.com descobriu que o recente sistema de introdução de dados em mandarim do Google na China, o ''Gu Ge'', incluía vocabulário que apenas o seu próprio sistema Sogou disponibiliza.



Esta descoberta originou protestos por parte do portal que exigiu ao Google um pedido público de desculpas por ter copiado o seu sistema.



''Apresentamos as nossas desculpas pelos problemas que esta situação possa ter causado e informamos que já foram tomadas medidas. No último domingo terminamos a segunda atualização do sistema Gu Ge'', anunciou o Google em comunicado.



''O novo dicionário baseia-se em dezenas de milhar de entradas que a base de dados do Google acumulou durante anos'', adianta o comunicado, sem reconhecer efetivamente que tenha copiado o sistema do portal Sohu.com.


 


O Google adiantou que tinha apenas ''desenvolvido alguns recursos de bases de dados não pertencentes ao motor de busca''. Para escrever em mandarim, tanto em computadores como em celulares, utiliza-se o sistema ''pinyin'' de transcrição fonética dos ideogramas para o alfabeto latino, de forma que, ao digitar cada sílaba, surjam todos os caracteres chineses possíveis que possam corresponder ao som.



Nos sistemas mais avançados, é possível digitar-se várias sílabas até formar frases e nomes próprios de uso comum, que é uma das possibilidades que o Sohu.com oferece, incluindo nomes pouco usuais.



Foi desta forma que o portal chinês detectou que o Google utilizou sua base de dados Sogou. A empresa americana procura ampliar a sua quota de mercado no domínio da Internet na China.



A China é o segundo país do mundo com mais usuários de Internet, com 140 milhões, em seguida aos Estados Unidos com 190 milhões.