Frente discute soluções para o setor de análises clínicas

Nesta terça-feira (10), por iniciativa da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a Frente Parlamentar da Saúde debateu a crise enfrentada pelo setor de análises clínicas. No encontro foi aprovada a entrega ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de um

O documento afirma que “é inegável a importância dos serviçoes prestados pelos laboratórios de análises clínicas, da mesma forma com o que ocorre no setor de diagnóstico por imagem e na área de pesquisa no contexto da saúde”.


 


E acrescenta que: “Consequentemente, eles tem de ser preservados diante de tal relevância, mas isso não será possível se o problema atual –  tributário e da falta de reajuste da tabela do SUS – prevalecer e não houver a adequação da remuneração e da legislação que disciplina a atuação dos laboratórios clínicos”.


 


Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), além da entrega do documento ao ministro Temporão, “é necessário que busquemos junto à legislação tributária alternativas para o setor, também vamos reforçar a luta em defesa do reajuste da tabela do SUS e vamos discutir com a ANVISA e a ANS as consultas públicas realizadas por estas agências”.


 


Participaram do evento proprietários e diretores de Laboratórios, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Pesquisas Clínicas, Sindilabs, Conselho Federal de Farmácia, conselhos regionais de Farmácia, Conselho Federal Biomedicina, conselhos regionais de Biomedicina, associações dos profissionais de Farmácia, Biomedicina e Medicina.


 


De Brasília
Gustavo Sousa