Legislativo do Piauí vai discutir a universidade aberta

A Assembléia Legislativa do Piauí realizará audiência pública, em data a ser definida nesta semana, solicitada pelo líder do governo deputado João de Deus(PT), com a finalidade de debater a expansão da Universidade Aberta do ensino superior no Piauí.

A Universidade Aberta será voltada de início para formação de professores do ensino básico.O Ministério da Educação irá criar 297 pólos da UAB, esse ano, no Brasil, com investimentos no valor total de R$ 167 milhões. Cada pólo terá capacidade para atender 600 estudantes, totalizando em todo o país, 180 mil alunos no ensino à distância levando –se em conta que o Brasil é um país de dimensão continental. A nova universidade terá a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.



No Piauí, a instituição será administrada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) que lançou edital, no último dia 12 de março, para primeiro vestibular específico e a formação de 2.350 profissionais nas áreas de Administração e Sistema de Informações e licenciaturas em Biologia, Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia e Química.



Foram convidados a participar dos debates sobre a universidade aberta o reitor da UFPI, Luis de Souza Santos Júnior, a reitora Valéria Madeira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti Barros, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da UESPI, professora Bernadete Carvalho Freire, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (SINTE), Odeni de Jesus



Fonte: Alepi