China rebate reclamações dos EUA sobre pirataria

O governo da China informou que está “fortemente insatisfeito” com a decisão dos Estados Unidos de encaminharem queixas à Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às restrições impostas por Pequim para a entrada de filmes, músicas e livros norte-a

Em um comunicado disponibilizado na página do Ministério do Comércio da China na internet, o porta-voz Wang Xinpei declarou que o governo chinês desaprova a ação planejada dos EUA, que “vai contra o consenso alinhavado pelos líderes dos dois países de fortalecer o desenvolvimento de relações bilaterais comerciais forte e resolver de maneira apropriada os problemas comerciais”.



Wang disse ainda que o plano afeta “seriamente a relação de cooperativismo entre os dois países nessa área e exercerá um efeito negativo no comércio bilateral”. Separadamente, a agência de notícias Xinhua citou que o comissário do Escritório Estatal de Propriedade Intelectual, Tian Lipu, teria afirmando que a decisão não foi sábia.



Perdas
Nesta segunda-feira (9), a representante comercial do Comércio dos EUA, Susan Schwab, informou que as companhias norte-americanas estão perdendo bilhões de dólares com os níveis de pirataria na China, que continuam “em níveis elevados inaceitáveis”.



Já nesta terça (10), a porta-voz da missão dos EUA para organizações internacionais em Genebra, Magda Sikert, informou que os dois casos foram submetidos formalmente à OMC. Os pedidos formais de consultas à organização não foram divulgados publicamente.


 


Fonte: G1


 


Leia também: EUA vão à OMC contra a China pelo combate à pirataria