Chile e Uruguai selam acordos e pedem maior integração

Uruguai e Chile selaram nesta segunda-feira (9) um conjunto de acordos para aprofundar suas relações bilaterais e também se comprometeram a dar uma ênfase maior à integração ''física e energética'' da América do Sul.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que chegou na segunda a Santiago em visita oficial de dois dias, se reuniu com a colega chilena, Michelle Bachelet, com quem assinou diversos acordos bilaterais.



''Tivemos um diálogo muito frutífero com o presidente da República do Uruguai. Conversamos sobre o conjunto da agenda bilateral, assim como diversos temas regionais e globais que são de interesse para ambos os países'', disse Bachelet durante entrevista coletiva.



Entre os acordos assinados por Bachelet e Vázquez destaca-se o estabelecimento de uma comissão de comércio bilateral Chile-Uruguai.



Eles também fecharam acordos no âmbito da defesa e modernização da justiça, entre outros, o que deverá começar a dar seus primeiros frutos em um prazo não superior a três meses, disseram os presidentes.



Os dois governantes, que são médicos, concordaram que é preciso uma ''rápida e exitosa'' conclusão da Rodada de Doha para permitir uma liberalização do comércio, especialmente no caso de produtos agrícolas, o que favoreceria Chile e Uruguai.



''Também falamos sobre a urgência de melhorar nossa conectividade para avançar a uma integração física e energética efetiva e não somente retórica, em nível regional'', comentou Bachelet.



Vázquez, que tem um nível de aprovação perto de 60%, se reunirá nesta terça-feira com o empresariado chileno e com representantes do Congresso, na cidade costeira de Valparaíso, a cerca de 130 quilômetros a oeste de Santiago.