Parlamento do Mercosul mediará contenda Uruguai x Argentina

O conflito entre os governos do Uruguai e da Argentina pela fábrica de celulose que será construída pela empresa finlandesa Botnia na cidade de Fray Bentos, sobre o rio Uruguai, será o primeiro tema que os representantes uruguaios proporão debater no Parl

O deputado uruguaio Washington Abdala, do conservador Partido Colorado, disse ao jornal El Observador que ''o primeiro tema a ser discutido deve ser o conflito com a Argentina''. O parlamentar adiantou ao chanceler Reinaldo Gargano e a seus colegas da Frente Ampla que levará o conflito binacional à primeira sessão do Parlamento do Mercosul.



A Argentina e o Uruguai mantêm há dois anos um dos maiores conflitos diplomáticos da história por causa da construção da fábrica da empresa Botnia em Fray Bentos, 309 quilômetros a noroeste de Montevidéu, uma vez que as autoridades de Buenos Aires entendem que a construção contaminará o meio ambiente.



A sessão inaugural do parlamento acontecerá no Palácio Legislativo de Montevidéu, sede do Parlamento uruguaio, em um ato que contará com a presença do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, e de seu colega paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, na qualidade de presidente temporário do Mercosul.