Lula quer abrir diálogo com cúpula do PSDB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para desobstruir os canais de comunicação com o PSDB, principal partido da oposição. A um de seus auxiliares, Lula teria informado que deseja se reunir com dois caciques tucanos — o senador Tasso Jereissati

De acordo com o jornalista Josias de Souza, Lula acha que conseguiu estabelecer um relacionamento “civilizado” com José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), principais governadores oposicionistas. Avalia, porém, que a ponte administrativa que o liga aos executivos estaduais do PSDB não reduziu a animosidade da oposição no Congresso. Daí o interesse na aproximação com outros líderes do tucanato.


 


A escolha de Tasso e FHC não é aleatória. O primeiro preside o PSDB. O segundo é presidente de honra do partido. Procurando-os, Lula tenta negociar uma agenda comum, acima dos interesses partidários. Partiria de um compromisso de aprovação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). E poderia incluir outros pontos de interesse da oposição.


 


Para evitar o risco de uma recusa, Lula pediu a um amigo comum que fizesse contato com Tasso Jereissati. Inicialmente refratário à idéia, o senador emitiu sinais de que poderia aceitar uma reunião com Lula, desde que a pauta fosse negociada previamente. Os entendimentos devem evoluir nos próximos dias.


 


A movimentação de Lula, segundo Josias de Souza, não alcança o DEM. O presidente acha que o ex-PFL optou por um estilo de oposição que, por intransigente, não comportaria gestos de aproximação. Vê o caso de Antônio Carlos Magalhães como algo excepcional. Partiu do senador baiano o pedido de audiência. Ele sentiu a necessidade de agradecer o gesto de Lula, que o visitara no leito do Incor, três semanas atrás.


 


Da Redação, com UOL