Livro ''Jornal Nacional'' mantém erro grotesco de jornalismo

Jornal Nacional – A Notícia Faz História chega à 12ª edição sem corrigir um grave erro de informação jornalística. Publicado pela editora Jorge Zahar, o livro sustenta que a Central Globo de Jornalismo descobriu um ''furo'' sobre o acidente do

O Fokker caiu no Jabaquara em 31 de outubro de 1996, causando a morte de 99 pessoas. Segundo o livro, a Globo apurou, um dia após o acidente, que o piloto desviou milagrosamente o avião de uma escola momentos antes de cair, na então pior tragédia da aviação nacional.


 


A edição do Globo Repórter que abordou o desastre foi finalizada com uma frase atribuída ao piloto: ''Estou livrando a escola''. A fala causou comoção e se tornou o maior ''furo'' da época – mas ninguém a confirmou. Cerca de dois meses depois, surgiram os primeiros trechos da caixa preta. Não havia nada de livrar a escola. Mas a Globo incluiu o episódio no livro sobre o JN.


 


A informação foi contestada publicamente, em 6 de janeiro de 2005, pela coluna Ooops, do portal UOL. Nesta segunda-feira (9), o titular da página, Ricardo Feltrin,  voltou a acusar a Globo de assumir ''para si, como feito da imprensa, uma das maiores barrigas jornalísticas da década''.


 


Na opinião de Feltrin, se o livro não é devidamente corrigido, ''segue em sua rota de desinformação, para prejuízo da posteridade''. O colunista publica em seu site um trecho da caixa preta do Fokker 100 obtida com exclusividade pela Jovem Pan em 2001. Em nenhum momento da gravação, repete Feltrin, ouve-se a frase ''Estou livrando a escola''.


 


Clique aqui para ouvir a gravação da Jovem Pan


 


Da Redação, com informações do UOL