Irã e Venezuela defendem criação da “Opep do gás”

Os governos da Venezuela e do Irã anunciaram neste domingo (8) que apóiam a idéia de uma “Opep do gás” para defender os interesses dos países exportadores desse recurso energético. “Estamos aqui para apoiar uma Opep do gás. É uma boa idéia”, declarou o mi

“Discutiremos a questão”, concluiu Ramírez ao chegar a Doha para o Foro de Países Exportadores de Gás (FPEG), que começa nesta segunda-feira. Já o ministro iraniano do Petróleo, Kazem Vaziri Hamaneh, comentou: “Nós também pensamos que, se o foro avançar nessa direção (para a criação do cartel), será reforçado”.


 


Hamaneh afirmou que outros ministros que participarão do foro são igualmente favoráveis ao projeto. Os representantes da Venezuela e do Irã ressaltaram que o anúncio da “Opep do gás” não deverá ser feito em Doha.


 


Ramírez minimizou a oposição dos países ocidentais à formação de um novo cartel: “Os países consumidores estão sempre contra os nossos interesses, mas precisamos defender nossos interesses”.


 


O ministro egípcio de Energia, Sameh Fahmi, avaliou, por sua vez, que a criação não é uma boa idéia “no atual estado das coisas”. A idéia de uma “Opep do gás” foi levantada nas últimas semanas, especialmente pelo Irã, um dos 15 membros do FPEG.


 


O foro é uma estrutura informal fundada em 2001. Nele estão os cinco maiores produtores do mundo — Rússia, Irã, Qatar, Venezuela e Argélia —, que somam 42% da produção e controlam 73% das reservas mundiais de gás.