Frente da Saúde debate crise no setor de Análises Clínicas

A Frente Parlamentar da Saúde realiza, nesta terça-feira (10), um encontro dos parlamentares com o setor de Análises Clínicas. Segundo os representantes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a carga tributária imposta aos Laboratórios, o

Para eles, “há muitos anos estamos sendo penalizados por falta de prestígio e de reconhecimento pelos organismos oficiais de saúde, fazendários e outros no país. Serviços de relevância pública e responsabilidade social, prestados pelos laboratórios são pagos com valores aviltantes e ofensivos pelo SUS e planos de saúde”.



Participam da reunião proprietários e diretores de Laboratórios e entidades representativas do setor de Pesquisas Clínicas, Farmácia e Biomedicina.



Primeira vez
 


A reunião, a primeira que se realiza no Congresso Nacional para tratar apenas do setor laboratório clínico, foi decidida em janeiro deste ano, em evento da SBAC, em Salvador (BA), que contou com apoio da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).



Naquela reunião foi decidido o início de uma campanha para a valorização do exame laboratorial e de esclarecimento ao público em geral da importãncia e necessdiade dos exames para a preservação da saúde. Também foi decidida grande mobilização para conquistar a classe política.
 


O segundo passo foi dado na cidade  de Belo Horizonte, onde aconteceu  uma visita das entidades ao deputado Rafael Guerra (PSDB-MG) , presidente da Frente Parlamentar da Saúde para solicitar ajuda. A terceira reunião ocorreu em Brasília, onde a diretoria da SBAC reuniu-se com os deputados Rafael Guerra e Alice Portugal, quando foi decidido a realização do ato político em conjunto de todas as sociedades e entidades com os parlamenatres da Frente Parlamentar da Saúde, para avaliação da real situação por que passam os laboratórios em relação ao SUS, Planos de Saúde, e principalmente, a situação tributária.



De Brasília
Gustavo Alves