EUA vão à OMC contra a China pelo combate à pirataria

Os Estados Unidos vão recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a China para combater a pirataria de filmes, músicas, livros e softwares norte-americanos, segundo informação publicada na edição desta segunda-feira (9) do Financial Times<


Sean Spicer, porta-voz do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, se recusou a comentar a notícia. No entanto, a secretária de Comércio Susan Schwab agendou uma entrevista coletiva para esta segunda-feira, aumentando a expectativa de anúncio das medidas.



Autoridades de comércio dos Estados Unidos têm alertado a China há mais de um ano de que o país pode recorrer à OMC para combater a pirataria. Eles também têm dito que estiveram muito perto de ir à OMC no final do ano passado, mas que concordaram em dar mais tempo para que Pequim mostrasse resultados na questão.



Os Estados Unidos planejam duas ações na OMC: a primeira miraria as barreiras do mercado chinês sobre a venda de filmes, livros, músicas e softwares norte-americanos legítimos, e a segunda seria contra as vendas piratas desses produtos, de acordo com o Financial Times.



A administração Bush, pressionada pelo Congresso para endurecer as relações comerciais com a China, registrou uma ação neste ano contra os subsídios do governo chinês que violam as regras da OMC.



O Departamento de Comércio também decidiu recentemente permitir que as companhias norte-americanas busquem novas taxas contra as importações subsidiadas da China, alterando uma política que há tempos não sofria qualquer alteração.