Biocombustíveis devem gerar safra recorde em 2007, diz IBGE

A força dos biocombustíveis está aumentando a produção agrícola brasileira. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elevou nesta segunda-feira (9) suas estimativas para a produção deste ano de cana-de-açúcar para 491 milhões de toneladas

A produção de cana deve ser 7,9% maior que em 2006 e tem uma área plantada 7% superior que no ano passado principalmente devido à motivação dos produtores pelo álcool combustível, conforme o IBGE. No caso da soja e do milho, os preços desses produtos subiram. Segundo o gerente do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do instituto, Neuton Alves Rocha, existe “uma reflexão do mercado” de que como nos Estados Unidos o etanol é produzido a partir do milho, a área plantada de milho naquele país deve aumentar, diminuindo a de soja.



De acordo com ele, a especulação no mercado é que usando o milho para o etanol, os EUA deixariam de atender à parte da demanda por soja e milho, aumentando os preços e abrindo espaço para os produtos brasileiros.



Soja e milho representam 82% da safra de grãos recorde esperada para este ano, de 130,7 milhões de toneladas – valor divulgado nesta segunda pelo IBGE, junto com as revisões. A maior até hoje foi a de 2003, de 123,3 milhões de toneladas. No caso do café, a revisão foi motivada apenas pela chegada de mais informações de Minas Gerais, superiores às projeções usadas anteriormente.