42% dos franceses ainda não decidiram em quem votar

Cerca de 18 milhões de eleitores franceses ainda não decidiram em quem votarão para presidente no dia 22 de abril, um domingo. O direitista Nicolas Sarkozy lidera as pesquisas, seguido pela socialista Ségolène Royal e pelo centrista François Bayrou.

Com o início da campanha oficial para as eleições presidenciais marcado para esta segunda-feira (9), o candidato da direita francesa Nicolas Sarkozy mantém a vantagem em todas as pesquisas à frente da socialistas Ségolène Royal e do centrista François Bayrou.


 


Entretanto, 18 milhões de eleitores, ou 42% do eleitorado, ainda não decidiu em quem votará na lista de 12 candidatos. O primeiro turno da eleição está marcado para domingo, 22 de abril.


 


Bayrou é o candidato que mais depende da indecisão dos franceses, já que 52% dos eleitores que pretendem votar nele afirmam que podem mudar de opinião. Os eleitores socialistas e de direita parecem mais decididos: somente 38% dos que asseguram o voto para Ségolène e 35% dos que votam em Sarkozy admitem que podem mudar de voto até a eleição.


 


As últimas pesquisas mostram que Sarkozy tem aumentado sua vantagem sobre Ségolène. Em pesquisa para o Journal de Dimanche, realizada pelo instituto de pesquisa Ifop, o candidato do partido governamental União por um Movimento Popular tem 29,5% das intenções de voto, o que indica um aumento de mais de três pontos, em uma semana que Sarkozy aproveitou para intensificar seu perfil de direita.


 


Sarkozy polemizou esta semana com parte da mídia francesa, ao defender que a pedofilia é uma característica transmitida genéticamente. Enquanto isso, Ségolène viu seus índices caírem para 22%, ao alcance do centrista Bayrou, que tem 19% mas também teve uma queda de um ponto porcentual.