Agência Lusa: Uma visita de Camões e Fernando Pessoa aos EUA

A literatura portuguesa vai viajar até os Estados Unidos. Poemas de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio vão ser lidos no mês de maio, em Washington, no âmbito da iniciativa European Poetry in Motion,

Os célebres versos de Portugal não serão os únicos recitados. Também haverá leitura, no mesmo período, de poemas de autores dos outros 26 Estados membros da UE. De acordo com a Agência Lusa, cada país indicará cinco poemas, a serem lidos na língua original e numa tradução inglesa. As leituras estão programadas no metrô e nos Çônibus de Washington.


 


No caso português, foram escolhidos excertos dos seguintes poemas: Os Lusíadas (Camões), Mar (Sophia de Mello Breyner Andresen), Coração Polar (Manuel Alegre), Chuva Oblíqua (Fernando Pessoa) e Áspera Vida (Vitorino Nemésio). Diferentemente da Espanha — que divulgará apenas poemas de autores já falecidos —, Portugal inclui na sua lista um poeta ainda vivo — Manuel Alegre, deputado do Partido Socialista.


 


Comemorações


 


O projeto conta com a colaboração dos 27 estados membros da União Européia. Organizado pela representação da Comissão Européia na capital norte-americana, enquadra-se nas comemorações do cinqüentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE. Tais documentos foram assinados a 25 de Março de 1957 pelos Seis — Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda


 


A Comissão Européia considera ser esta “uma grande oportunidade para os Estados-membros divulgarem a sua língua e literatura e ao mesmo tempo apoiarem os Estados Unidos no seu esforço para promover a literatura”.


 


No projeto, a Comissão Européia tem o apoio da Autoridade dos Transportes de Washington, da Comissão para as Artes e Humanidades da capital dos Estados Unidos e da Sociedade Americana de Poesia, entre outras entidades.


 


Da Redação, com informações da Agência Lusa