Delegação dos EUA inicia visita histórica à Coréia do Norte

Uma delegação de autoridades americanas inicia neste sábado (7) uma viagem histórica à Coréia do Norte. A visita ocorre depois que Washington anunciou avanços no processo de desarmamento nuclear norte-coreano.

A equipe bipartidária liderada pelo governador do Novo México, Bill Richardson, fará uma visita de quatro dias a Pyongyang. O convite foi feito pela Coréia do Norte, para supervisionar a recuperação dos restos dos soldados americanos mortos na Guerra da Coréia (1950-1953).


 


Em junho de 2005, a Coréia do Norte declarou o fim da busca e da recuperação dos corpos de soldados que morreram no conflito. O exército americano já havia suspendido temporariamente essas operações, por declarados “motivos de segurança”.


 


Na véspera, os Estados Unidos afirmaram acreditar que existe um “caminho técnico” para solucionar o tema dos fundos norte-coreanos congelados, segundo afirmou o porta-voz do departamento de Estado Sean McCormack.


 


“Acreditamos ter identificado uma maneira para fazer isso, mas, neste momento, os Estados Unidos não têm um papel nisso”, acrescentou McCormack. No entanto, ele se negou a dizer qual seria o caminho encontrado para resolver o problema da transferências dos fundos — tema que está obstruindo as conversações sobre a desnuclerização da Coréia do Norte.


 


Negociadores americanos partiram nesta sexta-feira de Pequim sem ter resolvido o problema das transferências dos fundos. A Coréia do Norte faz da restituição efetiva de aproximadamente 25 milhões de dólares congelados desde 2005, em Macau, a condição para pôr em andamento seu compromisso, assumido em 13 de fevereiro, de iniciar o desmantelamento de suas instalações nucleares.