Transposição: Geddel tira estatal do São Francisco do PT

Bastaram 18 dias à frente do Ministério da Integração Nacional e duas horas de reunião de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) alcançasse seu objetivo mais urgente: tomar do PT o controle da Com

A autorização para tirar do PT o comando da Codevasf foi dada na quinta-feira (5) a Geddel pelo próprio presidente, durante a reunião da Câmara de Gestão encarregada de cuidar do Rio São Francisco. O encontro mobilizou os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; e de Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia.


 


Desafiado a vencer as resistências de seu próprio estado – a Bahia – ao projeto de transposição do São Francisco, Geddel apresentou a idéia de levar água a 1.800 vilarejos localizados a cerca de dois ou três quilômetros do rio, ao longo dos 5 mil quilômetros das margens esquerda e direita. “Toque esse projeto. Isto me sensibiliza muito”, disse Lula a Geddel, segundo um dos presentes.


 


“Tiro dinheiro, nem que seja aqui da Presidência.” Foi a senha para que o ministro explicasse ao presidente que precisa dar a ele “respostas políticas e de gestão”, mas que para isto precisava fazer “algumas substituições”. O ministro disse que faria as trocas com critério, respeitando competências técnicas. “Pois então faça”, autorizou Lula.


 


Da Redação, com informações de O Estado de S. Paulo