Sem categoria

Sete comunistas são empossados no Conselho de Saúde de Manaus

Nesta segunda-feira (02/03), sete militantes do PCdoB tomaram posse como conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS/AM). No total foram empossados 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes para o triênio 2007-2010, com cerimônia r

De acordo com o secretário da Semsa, Dr. Jesus Pinheiro o objetivo do Conselho é fiscalizar a função do gestor na aplicação de políticas públicas e propor soluções para os problemas da saúde pública. O Conselho tem a função básica de estabelecer, acompanhar, controlar e avaliar a política municipal de saúde, de acordo com a Lei Orgânica do Município de e a Constituição Federal. Todo e qualquer projeto passa pela supervisão e referendo dos conselheiros.
 


 


Os militantes do PCdoB estão representados nas zonas Norte, Sul, Oeste e Centro-Sul, movimento de mulheres e Federação Comunitária . Os conselheiros das respectivas zonas foram titulados por eleição e as entidades receberam indicação.
 


 


Segundo Cristiane Oliveira, a ocupação desses fóruns por representantes do Partido é uma conquista que mostra a linha política que o PCdoB pode contribuir para a melhoria de vida da população.
 


 


A representação do CSM está distribuída em 50% de usuários, entre representantes de bairros e ONGs; 25% de gestores públicos, como secretarias municipais; e outros 25% de prestadores de serviços, como hospitais e clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) possui 249 unidades de saúde.
 


 


No diagnóstico do secretário da Semsa, a saúde pública municipal pode ser melhorada com a expansão do médico da família e de policlínicas, ampliação das parcerias com a iniciativa publica estadual e federal, melhoria das condições físicas das unidades e do programa de assistência farmacêutica.
 


 


O Conselho terá reuniões ordinárias mensais que inclui a atividade de apresentação e votação de projetos de saúde pública, provenientes de iniciativas da prefeitura local e Ministério da Saúde. No próximo dia 10 de abril está marcada a primeira reunião do Conselho e já no dia 13, será a eleição da diretoria do CMS.
 
 


 


Zona Norte – Gilson Aguiar (titular)
Zona Sul – Roberto Aragão (titular)
Zona Oeste – Marlene Pereira (titular)
Zona Centro-Sul – Luiz Carlos Bonates (suplente)
Movimento de Mulheres – Cristiane Oliveira (titular)
Movimento de Mulheres – Laíde Barros (suplente)
Federação Comunitária – Élson Melo (suplente)
 


 


 



De Manaus
Cinthia Guimarães