Pentágono confirma: Saddam não tinha ligações com Al Qaeda

Os interrogatórios do ex-presidente Saddam Hussein e documentos oficiais encontrados no Iraque após a invasão americana de 2003 confirmam que o regime iraquiano nunca colaborou diretamente com a rede terrorista Al Qaeda, de acordo com um relatório divulga

Um resumo de duas páginas do relatório foi divulgado em fevereiro, mas a íntegra do documento de 120 páginas permaneceu confidencial até agora. Segundo o relatório do inspetor-geral do departamento americano de Defesa, as informações recolhidas após a queda de Saddam Hussein confirmam os registros da CIA e do Pentágono reunidos antes de março de 2003.


 


O texto é taxativo: o governo iraquiano não estabeleceu comunicações importantes com a Al Qaeda. Mais: a tese é corroborada pelos interrogatórios de Saddam Hussein e de antigas autoridades do regime iraquiano.


 


O documento contradiz um dos principais argumentos usados pelo governo Bush para justificar a intervenção no Iraque, segundo o qual o regime de Saddam Hussein tinha ligações estreitas com a organização terrorista de Osama bin Laden.


 


O relatório ressalta que o ex-subsecretário americano de Defesa, Douglas Feith, um dos mais fervorosos defensores de uma invasão militar no Iraque após o ataque de 11 de setembro de 2001, havia ignorado o aviso da CIA. Em setembro de 2002, Feith afirmou que a relação entre o regime iraquiano e a Al Qaeda era antiga, num informe enviado ao diretor de gabinete do vice-presidente Dick Cheney.


 


Vice de Bush resiste


 


Na época, segundo o relatório, os serviços secretos americanos concluíram pela “ausência de sinais conclusivos” sobre as eventuais ligações e que “uma cooperação direta não havia sido estabelecida”. Antes da ocupação militar americana, a tese do governo Bush que estabelecia ligações entre o regime iraquiano e a Al Qaeda era pouco levada em consideração nos Estados Unidos.


 


Mas, desde 2003, os membros dos serviços de informação acusam a Casa Branca de ter ignorado as informações coletadas por seus serviços e de ter apenas escolhido os dados que justificavam uma campanha militar no Iraque.


 


O vice-presidente Dick Cheney reafirmou na quarta-feira (4) a tese das ligações entre o regime de Saddam Hussein e a Al Qaeda. Numa entrevista a um programa de rádio, ele disse que a rede terrorista atuava no Iraque antes mesmo de os Estados Unidos chegarem ao país. “Eles estavam presentes antes da nossa invasão do Iraque”, afirmou.