Aquecimento global pode transformar Amazônia em savana

Até a metade do século, o aumento da temperatura do planeta associado à redução da disponibilidade de água poderá transformar a Amazônia em savanas (vegetação composta por gramíneas, árvores esparsas e arbustos, semelhante ao cerrado). É o que prevê a seg

O relatório, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi divulgado nesta sexta-feira (6), em Bruxelas, capital da Bélgica. Já uma pesquisa da organização ambientalista WWF, divulgada na quinta (5), revelou que de 30% a 60% da floresta amazônica podem se tornar cerrado.


 


Os estudos do painel sobre a América Latina mostram ainda que a mudança climática do planeta tende à desertificação e salinização de áreas próprias para a agricultura. “A produtividade de importantes colheitas cairá, provocando conseqüências adversas para a segurança alimentar”, diz o resumo do relatório.


 


Já o semi-árido poderá passar para zona árida – ou seja, mais seco e quente -, levando à extinção de várias espécies da flora e fauna da América Latina.


 


Produzido por 2.500 pesquisadores e cientistas de 130 países, o relatório das Nações Unidas será apresentado em quatro volumes. A primeira parte foi apresentada em Paris, na França, em fevereiro deste ano, quando os estudiosos revelaram que a Terra ficará até 4 graus mais quente.