Controladores dizem que paralisação foi “pedido de socorro”

Os controladores militares de vôo pedem perdão à sociedade pelos transtornos causados pela paralisação na última sexta-feira (30). A manifestação paralisou todos os aeroportos do país.Em nota divulgada hoje (5) na página da Associação Brasileira dos Contr

A ABCTA (Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo), entidade que representa os controladores de vôo militares, recuou no desafio à cúpula da Aeronáutica e pediu “perdão à sociedade brasileira” pelo motim realizado do último dia 30, que provocou a paralisação do tráfego aéreo em todo o país.


 


“Que o dia 30 de março seja lembrado como 'um grito de socorro dos Controladores de Tráfego Aéreo' e não como uma simples rebelião de militares. Pedimos perdão à sociedade brasileira e paz para voltarmos a executar com maestria nosso trabalho”, afirma a ABCTA, em nota divulgada no site da entidade nesta quinta-feira (5).


 


A partir de agora, de acordo com a nota, o objetivo dos controladores será trabalhar para recuperar a confiança, o prestígio e o respeito da sociedade. Os controladores militares também reafirmam “confiança e respeito ao Governo Federal, ao Comando da Aeronáutica e principalmente nas bases do militarismo: hierarquia e disciplina”.


 


O recuo dos controladores militares ocorre um dia após o presidente Lula anunciar o fim da crise aérea, dizendo que “os aeroportos brasileiros vão encontrar paz e normalidade, não apenas na Semana Santa, mas daqui para a frente”. Lula também disse ontem que “as pessoas precisam aprender que, no regime democrático, o respeito às instituições e à hierarquia é fundamental”.


 


A nota, assinada pelo presidente da ABCTA, Wellington Rodrigues, encerra com os desejos de “Paz nos Céus!”e “Feliz Páscoa!”.


 


Leia a íntegra da nota divulgada pela ABCTA:


 



“Brasília, 05 de abril de 2007.


 


Nota à sociedade


 


Passado o grande trauma da paralisação do dia 30 de março, os Controladores de Tráfego Aéreo Militares buscam força para recuperar, junto a sociedade brasileira, sua confiança, prestígio e respeito.


 


Reafirmamos nossa confiança e respeito ao Governo Federal, ao Comando da Aeronáutica e principalmente nas bases do militarismo: hierarquia e disciplina.


 


Que o dia 30 de março seja lembrado como 'um grito de socorro dos Controladores de Tráfego Aéreo' e não como uma simples rebelião de militares.


 


Pedimos perdão à sociedade brasileira e paz para voltarmos a executar com maestria nosso trabalho.


 


A Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo não medirá esforços para reconstruir a imagem de seus representados assim como lutar por sua dignidade.


 


Paz nos Céus!
Feliz Páscoa!


 


Sinceramente,


 


Wellington Rodrigues
Presidente da ABCTA”