Vanessa sugere ajuda do Parlamento à crise aérea, mas descarta CPI

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, em discurso na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (3), a participação do Poder Legislativo na busca de solução para a crise aérea. Mas ressaltou que “o impasse tem que ser resolvido com a participaç

Na avaliação da parlamentar, a CPI é desnecessária por que “não estamos tratando de um problema de governo e, sim, de organização de um setor crucial para o Estado”. Ela sugeriu a formação de uma comissão de líderes para auxiliar o governo na interlocução com os trabalhadores.



A deputada lembrou que, no final do ano passado, participou da Comissão Externa que tinha como finalidade investigar o problema do sistema aéreo brasileiro. Ela afirmou que, naquela ocasião, “percebi que não há a menor possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ajudar na resolução do problema. Pelo contrário, se fosse instalada, neste momento, o problema aumentaria ainda mais. Não é com a quebra de sigilos bancários e com acesso a documentos que vamos resolver o problema”.



Vanessa disse que não concorda com a afirmação de que se a Polícia Federal, o Ministério Público e o Tribunal de Contas estão investigando, o Parlamento não precisa investigar. ” A CPI não pode ser substituída por outro instrumento de investigação. Quando o caso é grave, ela tem de ser instalada. Entretanto, não é este o caso”.



“O Parlamento tem, sim, de ajudar a resolver o problema, mas, na minha opinião, essa resolução não passa pela instalação de uma CPI. Conhecemos o funcionamento das CPIs. Defendo-as com o instrumento de verificação de absolutamente tudo”, afirmou.



De Brasília
Márcia Xavier