Manter-se atualizado aumenta a longevidade, indica pesquisa

Pesquisa apontou que se manter atual, ter dieta e hábitos saudáveis e ser feliz ajuda a pessoa a chegar aos 100 anos.

Quer seja ouvir um iPod, jogar videogame ou manter-se a par das últimas notícias, ficar sintonizado com os tempos atuais é algo que pode ajudar a fazer as pessoas viverem até os 100 anos.



Esse é um dos conselhos saídos de uma pesquisa feita com idosos aos quais foram questionados sobre quais são os segredos da longevidade.



Uma dieta saudável, não fumar e estar feliz são outros itens importantes citados entre os que promovem uma vida longa, até a crença no sobrenatural, citada pelos autores da pesquisa como “espiritualidade”.



“Eles prestam muita atenção tanto às novidades tecnológicas quanto aos fatos da atualidade”, disse o Dr. John Mach, diretor da Evercare, que conduziu a pesquisa, falando dos idosos entrevistados.



A Evercare, que fornece programas de coordenação de cuidados a idosos e deficientes físicos, entrevistou cem pessoas com 99 anos de idade ou mais. “O objetivo foi compreender os fatores chaves para um envelhecimento bem sucedido”, disse ele em entrevista.



Os centenários não aderem à tecnologia tanto quanto as pessoas de meia-idade ou mais jovens, mas Mach se disse surpreso ao verificar o quanto eles já foram expostos a ela.



Mais de 30% dos idosos entrevistados já tinham assistido a reality shows na televisão, 24% compram CDs, 15% jogam ou jogaram videogames, 6% já usaram a internet e 4% ouviram música num iPod.



“Sabemos que as interações sociais fazem uma diferença para as pessoas ao longo da vida, então o fato de manter essas interações sociais em e-mails, pela internet e podendo conversas sobre atualidades, tudo isso contribui para o bem-estar social das pessoas, o que, como sabemos, contribui para o envelhecimento bem sucedido”, disse Mach.



Acredita-se que os centenários são o segmento da população que está crescendo mais nos Estados Unidos e outros países industrializados.



De acordo com o Bureau do Censo, há quase 80 mil centenários vivendo nos EUA, e a expectativa é que até 2040 esse número aumente para 580 mil.



A crença no sobrenatural foi outro tema mencionado constantemente na pesquisa, segundo Mach. Indagados sobre quem admiram ou em quem confiam mais, 34% citaram seu padre, rabino ou pastor.



A maioria dos entrevistados disse que vive em casa, sozinho ou com um cônjuge; 34% disseram que prefeririam ter memória melhor a sofrer menos dores ou menos perda de peso.



A maioria deles nunca fumou. Dos que fumaram, 21%conseguiram abandonar o vício. Quase 40% disseram que sua dieta atual é melhor do que era há 50 anos.



Entre as maiores conquistas médicas às quais assistiram em suas vidas, os centenários citaram as cirurgias de revascularização do miocárdio, os marca-passos e os tratamentos contra o câncer.