Maiakovski, o poeta soviético

Por Antonio Capistrano*
Os trotskistas e os anticomunistas tentaram transformar Vladimir Maiakovski no símbolo anti-Stalin, anti-União Soviética. Tentou-se de todas as formas vincular a morte de Maiakovski ao governo soviético, a Joseph Stalin. Isso é

Tanto Trotski como Stálin o considerava um dos maiores poetas da era soviética. Após o suicídio do poeta, Stálin, disse: “Maiakovski era e continua sendo o melhor, o mais talentoso poeta da nossa época soviética”. Trotski escreveu: “Nos combates do período de transição, Maiakovski foi o mais corajoso combatente do verbo, e tornou-se um dos mais indiscutíveis precursores da literatura que se dará a nova sociedade”.


 


Já Lênin, falando sobre a poesia de Maiakovski, disse: “Por acaso eu li ontem no Izvestia uma poesia de Maiakovski sobre um tema político. Não sou admirador de seu talento poético, ainda que reconheça minha incompetência neste assunto. Mas há muito tempo eu não experimentava um prazer do ponto de vista político e administrativo. Em seu poema ele ridiculariza as reuniões e zomba dos comunistas que se reúnem o tempo todo. Não posso julgar o aspecto poético, mas, no que se refere à política, está perfeitamente justo”.


 


Este ano a Revolução Russa completa 90 anos, o Partido Comunista do Brasil faz 85 anos da sua fundação, e é no mês de março que se comemora o dia da poesia, momento oportuno para se fazer uma homenagem a Revolução Russa, ao PCdoB e ao maior poeta da época soviética, transcrevendo um dos belos poemas dele, Maiakovski:


 


Nós, os comunistas


 


Comunistas nós somos porque,
os pés solidamente plantados no dia de hoje,
sondamos do futuro a noite densa
somamos o presente de viver.


 


Comunistas nós somos porque
ouvimos a classe que murmura
com os sem-vozes lançados ao ataque
formamos uma massa unida como um só e que canta.


 


Comunistas nós somos porque,
andando sobre a praia nua
quando já sobe o ruído da maré
nós seguimos, desprezando o refúgio.


 


Comunista nós somos porque,
pesando com justiça os mais e os menos,
sabemos recuar, batalhar na retaguarda,
e partir novamente para a luta.


 


Durante esse ano, aqui em Mossoró, iremos realizar, sob a coordenação do  Cepaarn, uma série de eventos relembrando essas datas, inclusive os cem anos do nascimento de um dos mais notáveis comunistas brasileiros, o arquiteto e poeta Oscar Niemeyer. Não podemos esquecer os fatos e as personagens históricas, principalmente aquelas que têm importância para a história, tanto em nível local como universal.


 


* Antonio Capistrano é dirigente estadual do PCdoB-RN. Foi reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e vice-prefeito de Mossoró