Lula defende o diálogo e diz que não é preciso “prender pessoas”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o diálogo como a melhor forma de condução de impasses e afirmou que não é preciso “prender pessoas”, numa referência a sua decisão da última sexta-feira, que impediu a prisão de militares controladores de

“Não precisamos prender pessoas, precisamos conversar”, disse Lula a jornalistas. O presidente acredita numa boa solução da crise que afeta o setor aéreo e em recado dirigido aos controladores disse “duvidar” que o Brasil tenha tido um presidente com a flexibilidade para conversar com todos os setores, como ele faz.



A declaração de Lula não foi uma afronta ao comando da Aeronáutica, que havia determinado a prisão dos controladores que paralisaram os aeroportos do país na sexta-feira. O presidente afirmou que o respeito às instituições é fundamental e que o governo quer restituir o clima de disciplina e obediência às hierarquias.



Lula também não poupou críticas aos controladores de vôo, dizendo que não se justifica “que terceiros paguem a conta” e que a vítima desse processo sejam inocentes.



O presidente reiterou que não vai fazer mudanças no ministério da Defesa e assegurou que Waldir Pires fica no cargo.



“Não há troca de ministro, a reforma ministerial acabou. 'Se queden tranquilos”', disse o presidente, improvisando em espanhol, logo após receber o presidente do Equador Rafael Correa. Lula manifestou a intenção de reestruturar administrativamente o ministério da Defesa, mas deu a entender que precisa esperar o fim da crise no setor aéreo para levar o projeto adiante.



Em relação ao feriado de Páscoa, o presidente garantiu que os brasileiros podem viajar tranquilos.


 


Fonte: Reuters