Jô Moraes anuncia conquista para as mulheres

“Na próxima terça-feira (10), as mulheres mineiras e brasileiras registrarão uma conquista: o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Orlando Adão de Carvalho, implementará uma das decisões aprovadas nesta Casa, a cri

A deputada queixou-se dos projetos que tratam da questão da mulher que estão aguardando votação na Casa e destacou que novas matérias estão chegando, como a que ela mesma apresentou, nesta quarta-feira, para garantir maior participação das mulhere sna polpitica.


 


“Em nome da democracia plena, em nome da representação de todos os setores da sociedade, faremos uma reforma política ampla, democrática, inclusiva, mas que sobretudo incorpore as mulheres nas instâncias de poder”, afirmou.



A parlamentar comemorou a inaguração do Juizado como “uma conquista fundamental não só porque ela vem de um esforço permanente das mulheres de inviabilizar ou reduzir a impunidade em relação à violência que atinge as mulheres especialmente, mas porque esta Casa leva à realização de uma conquista”.



Ela queixou-se de, às vésperas do 8 de abril, tendo passado todo o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, “esquecemos que esta Casa tinha o compromisso de aprovar 8 projetos que dizem respeito ao combate à discriminação à mulher”.



Reforma política



Muitos outros projetos estão em tramitação nesta Casa. A própria Jô Moraes destacou que apresentou projeto, nesta quarta-feira, para fortalecer a participação das mulheres nas instâncias de poder. “Um projeto que assegura que o partido que não completar a reserva de vagas de um dos sexos sofrerá multa de 1% do fundo partidário”, explicou.



Segundo ela, “a proposta faz parte do esforço da reforma política que queremos realizar, uma reforma política democrática, que represente os diferentes segmentos e que não restrinja os espaços de poder aos grandes partidos e aos setores aqui representados”.



E acrescentou: “Isso faz parte do esforço de ampliar a presença das mulheres nas instâncias de poder e de democratizar o Estado brasileiro, porque esta Casa tem de representar todo o Brasil, os diferentes setores de norte a sul do País”.



De Brasília
Márcia Xavier