Governo vai lançar portal para compartilhar softwares

Aproveitando a abertura do 8º Fórum Internacional Software Livre, o governo brasileiro vai lançar um portal para compartilhar os programas de computador que produz em código aberto – permitindo reprodução. O evento começa na próxima semana, em Porto Al

“A idéia é de que a administração pública no Brasil possa dispor de um ambiente onde possa compartilhar os seus desenvolvimentos, com isso evitando sobreposição de custo, evitando que o poder público pague duas vezes pela mesma solução”, afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana.


 


o portal vai funcionar, segundo ele, como um ambiente onde serão disponibilizados os códigos de vários programas, para possibilitar que o conhecimento seja compartilhado. Santana diz, também, que a disponibilização de códigos de software livres possibilita que o conhecimento seja aprimorado e compartilhado, por meio da intervenção dos usuários.


 


Um dos programas que estarão disponibilizados no portal é o CACIC, desenvolvido pela estatal Datasis e que monitora computadores. O 8º Fórum Internacional Software Livre acontece de 12 a 15 deste mês, na capital gaúcha, e deve reunir pesquisadores de vários países para debater o desenvolvimento de programas de computador com código aberto para modificação por qualquer pessoa.


 


Fonte: Agência Brasil