Abril Indígena já começou em todo o país

A primeira atividade do Abril Indígena acontece desde esta quarta-feira (4), no Amazonas. A I Assembléia dos Indígenas da Cidade de Manaus tem a participação de 21 povos que migraram para a capital amazonense. Também fazem parte da programação o II Enc

No nordeste, um encontro sobre o Toré e a luta dos povos indígenas acontece em Pernambuco e a Celebração pelos 10 anos da morte de Galdino Pataxó Hã Hã Hãe, será realizada na aldeia Caramuru, sul da Bahia.



Haverá também atividades com estudantes em Cuiabá (MT), um acampamento regional em Imperatriz (MA), uma Romaria, assembléia indígenas e Audiências em Minas, Espírito Santo e Bahia, além de mobilizações em Ji Paraná, Ronônia e Campo Grande, MS.
 


Diversas atividades terminam com a vinda de ônibus para o acampamento Terra Livre, em Brasília, no período de 16 a 19 de abril. O evento, que já se tornou tradição neste período do ano, vai reunir 800 indígenas de todo o país discutindo propostas do movimento para a política indigenista. Saúde, educação e projetos de desenvolvimento estão na pauta. No dia 19 de Abril, será realizada audiência pública na Câmara dos Deputados.
 


Os debates em Manaus destacaram as reivindicações por educação e saúde diferenciadas. A reunião, que termina nesta quinta-feira (5), acontece na Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e é promovida pela União dos Povos Indígenas de Manaus (Upims) e pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).



Veja aqui a programação:
 


Pará – 12 a 20 de abril – Entre os dias 5 e 9, acontece a mobilização para o acampamento Terra Livre em Brasília em Altamira. De 12 e 19, acontece a Semana dos Povos Indígenas em Santarém, com atividades nas escolas e universidades organizadas pelo Cimi e pelo Conselho Indígena do Tapajós e Apurinã. Entre 16 e 20, será realizado o Acampamento Estadual da Via Campesina no Pará: Contra o Imperialismo e pela Soberania Popular na Amazônia, em Belém.
 


Pernambuco – 10 a 13 de abril – Mobilização Terra Toré, na terra do povo Pankará, vai reunir 100 pessoas, de 30 povos de PE, PB, AL, BA, RN, PI e SE, em debates sobre terras e direitos indígenas do nordeste, sobre práticas rituais como o Toré e a luta pela terra. O encontro será também preparatório para o acampamento Terra Livre, em Brasília.



Rio Grande do Sul – 11 a 13 de abril – II Encontro Internacional Sepé Tiaraju, que vai reunir os Guarani que vivem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e do Paraguai, e os movimentos do campo, catadores, quilombolas e pastoral da juventude, entro outros, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre.
 


Ji Paraná (RO) – 11 a 13 de abril – Manifestações e atividades indígenas. Na noite do dia 13, parte o ônibus para Brasília.



Imperatriz (MA) – 12 a 14 de abril – Acampamento Indígena Regional na Praça Brasil, em Imperatriz, organizado pela Coordenação das Articulações dos Povos Indígenas no Maranhão (COAPIMA), Cimi e MST. Na pauta, discussão sobre os objetivos do Abril Indígena e definição de estratégias do movimento em relação aos Grandes Projetos de infra-estrutura previstos para o Sul do Maranhão. No dia 14, haverá uma marcha pelas principais ruas de Imperatriz, com a participação da delegação indígena do Pará que vai ao Acampamento em Brasília.
 


Minas Gerais – 12 a 19 – Assembléia dos Povos Indígenas em Minas Gerais, na Aldeia Brejo do Mata Fome, do povo Xakriabá, norte de Minas. No dia 15, acontece a Romaria dos Mártires Xakriabá, pelo aniversário de 20 anos da morte de Rosalino Xakriabá. A romaria reunirá os povos de Minas, representantes dos povos do sul da Bahia e norte do Espírito Santo, além de entidades de apoio e movimentos sociais do Estado. Em 19 de abril, haverá audiências nas Assembléias Legislativas dos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.



Campo Grande (MS) – 13 de abril –  Cerca de 500 indígenas de todo o estado e os movimentos sociais realizarão passeata pelas ruas centrais de Campo Grande e Ato Público. À tarde, haverá debates e entrega de propostas às autoridades estaduais. À noite, as lideranças participam de debate na Assembléia Popular e, depois, dois ônibus com indígenas partirão para Brasília.



Cuiabá (MT) – 16 a 20 – Atividades com estudantes das escolas da cidade sobre temas indígenas. No dia 20, acontecerá a Celebração pelos 20 anos do Martírio do Ir. Vicente Cañas, SJ, na Igreja São Judas Tadeu, às 19 horas, e Bênção para o início do Monumento do artista Jonas Correia em homenagem ao religioso assassinado.
 


Bahia – 18 a 20 de abril – Programações locais políticas e culturais, no Monte Pascoal, reunindo os povos dos Pataxó, dos Tupinikim e dos Tupinambá , em Ilhéus. No dia 21, celebração pelos 10 anos da morte de Galdino Pataxó Hã-Hã-Hãe, na aldeia Caramuru, sul da Bahia.


 


Fonte: Conselho Missionário Indigenista (Cimi)