Missa pop: Igreja apela a músicas do U2 para atrair jovens

Uma igreja de Dublin decidiu tocar, durante a missa, músicas do U2 para atrair os fiéis mais jovens. No domingo, cerca de 150 pessoas compareceram à liturgia dominical, na igreja anglicana de São Jorge e São Tomás, para cantar os grandes sucessos da banda

“Estamos procurando atrair os jovens. Na música do U2, há uma profunda mensagem cristã”, tentou explicar Greg Fromhalz, que idealizou a iniciativa. A assim dita U2carestia (abreviação de U2-Eucaristia) nasceu nos Estados Unidos e foi proposta pela primeira vez em abril de 2004 durante a celebração de uma missa em Baltimore, por Sarah Dylan.


 


Desde então, foi difundida no mundo inteiro, especialmente na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. O sucesso da U2carestia é baseado no fato de que muitas músicas do grupo liderado pelo vocalista Bono Vox divulgam a luta contra a Aids e a pobreza.


 


É o caso de Until the End of The World, faixa do álbum Achtung Baby, que descreve uma conversa entre Jesus e Judas Iscariotes. Segundo Fromholtz, que tem origens norte-americanas, a versão irlandesa da U2carestia não foi “fanática” como acontece freqüentemente no outro lado do Atlântico.


 


A missa em Dublin durou uma hora e meia – e a Igreja foi aparelhada com telas de projeção e luzes, com se fosse o palco de um show. “Creio que às vezes estejamos dependendo muito da utilização da imagem da banda”, conclui Fromholtz.