Meio Ambiente: Governo Bush é derrotado na Suprema Corte

A Suprema Corte dos EUA condenou o governo Bush por sua inação na área ambiental, em decisão que deve favorecer medidas mais rígidas de controle da poluição.

Em sua primeira deliberação sobre mudanças climáticas, a Corte esclareceu pontos da chamada Lei do Ar Limpo e decidiu (por cinco votos a quatro) que a agência de proteção ambiental do governo, a EPA, tem o poder de impor limites de emissão de gases para veículos, o que pode elevar custos para as montadoras.



A Corte disse ainda que a EPA não apresentou uma justificativa razoável para sua recusa em admitir a relação entre emissão de gases-estufa e o aquecimento global.



A decisão deve tornar mais fácil para a Califórnia e outros 11 Estados americanos conseguirem aprovação da EPA para leis que impõe limites de emissão de gases. Segundo ambientalistas, isso poderia custar bilhões de dólares às empresas geradoras de energia que operam com carvão.



Essa decisão da Suprema Corte é uma grave derrota para a política ambiental de Bush e deixa o presidente ainda mais isolado.