Injustiça: EUA reclamam de barreiras impostas pelo Brasil

O governo dos Estados Unidos acusou 63 de seus parceiros comerciais, entre eles o Brasil, de impor barreiras “injustas” a produtos de exportação norte-americanos.

O Brasil representa o 13º maior mercado de exportações para os Estados Unidos.



Um relatório anual apresentado nesta segunda-feira (2/4) pela representante de comércio americana, Susan Schwab, afirma que as tarifas impostas individualmente pelo Brasil e a TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul estão prejudicando a exportação de produtos agrícolas, bebidas destiladas e artigos de informática e telecomunicações.



“O Brasil aplica tarifas adicionais que poderão dobrar o custo de importações no país”, diz o documento. “Altas tarifas para equipamentos e peças de informática, além de altos impostos, levaram à criação de um enorme mercado negro de computadores.”



Segundo o relatório, o déficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil foi de US$ 7,2 bilhões em 2006 – uma queda de US$ 1,9 bilhão em relação ao ano anterior. Em nenhuma parte do texto foram mencionadas as habituais taxas protecionistas praticadas pelos norte-americanos.