Imigrantes marcham nos EUA por direitos civis

''Perto de mil pessoas foram às ruas em 25 de março passado para exigir o fim da campanha de deportação e de ataques que atravessa os Estados Unidos, assim como o fim de uma guerra aos imigrantes e ao Iraque''. Por John Parker para o Workers World.

''A marcha teve início na histórica Placita Olvera, em Los Angeles. Após alcançar um numero maior que o esperado de manifestantes, a organização resolveu tomar as ruas e seguir rumo ao Centro de Detenção Federal, para onde estava marcado o fim da manifestação.


 


A marcha comemorou a demonstração de 25 de março do ano passado em Los Angeles, que mobilizou mais de 1,5 milhão de pessoas e que imobilizou de forma efetiva no Congresso a votação da Emenda antiimigração Sensenbrenner.


 


''Este ano serão essas manifestações e as deportações que levarão nossas comunidades para as ruas da cidade'', disse um dos manifestantes.


 


A manifestação foi patrocinada pela organização Hermandad Mexicana e incluiu organizações civis de Oxnard, San Fernando e Los Angeles. Ônibus trouxeram milhares de pessoas de várias regiões vizinhas desses condados.


 


Gloria Saucedo, uma das organizadoras da marcha e coordenadora da Hermandad Mexicana, liderou e organizou várias demonstrações diante dos prédios do FBI em Los Angeles, em protesto contra a agência que regula a imigração no país, Immigration and Customs Enforcements (ICE).


 


Vários dos manifestantes pertenciam também ao Movimento Nacional 1.º de Maio pelo Trabalhador, à Direitos dos Imigrantes, à uma coalizão trabalhista, religiosos e organizações de luta por direitos dos imigrantes e pacifistas.


 


Em relação à ICE, os manifestantes declararam que ''o comportamento desumano da ICE, que em suas prisões leva à cadeia crianças com menos de 7 anos, é uma declaração para os racistas de que há sinal verde para perseguir imigrantes''.


 


Desde o início do programa ''Return to Sender'' pela Segurança Patriótica em junho de 2006, mais de 18.000 pessoas foram aprisionadas. ''E, uma vez presas, as pessoas são colocadas em condições semelhantes às dos campos de concentração. No caso do Texas, adultos e crianças são confinados de forma desumana por 23 horas seguidas, sem acesso a qualquer tipo de cuidado médico ou alimento'', diz um dos panfletos distribuído na manifestação.


 


Os organizadores do protesto desejam que esse movimento nos EUA seja espalhado ao redor do mundo. Um dos lemas que os manifestantes usaram atraiu também muitas pessoas pacifistas: ''Parem a guerra contra os imigrantes'' Parem a geurra contra o Iraque agora!'' era um deles. Os organizadores também pediram ao Congresso o fim do financiamento da guerra''.