Deputados da base aliada criticam teto para gasto público   

Na audiência pública da Comissão Especial de Limite de Despesa com Pessoal, realizada nesta terça-feira (3), deputados da base aliada criticaram o Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo que fixa teto de 1,5% mais a inflação acumulada para reaju

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) afirmou que a proposta nada tem a ver com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Trata-se de uma satisfação que o governo dá para o mercado financeiro de que vai conter os gastos públicos”, define. Para a deputada, o projeto impede o crescimento do Estado e do serviço público que pode ser oferecido à sociedade.



O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) considera a proposta equivocada. O parlamentar sugeriu que a própria Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) fixe limites a cada ano, acompanhando o resultado.



O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) também considera a proposta desnecessária. “O projeto tende a congelar o salário, um atrativo para o setor público quando se abre um concurso”, lamentou.



O deputado Iran Barbosa (PT-SE) reclamou que o servidor público continua com a pecha de “marajá”. Para ele, o projeto do Executivo é “lastimável”. “O Estado ainda tem dívida com os servidores públicos, que têm salários achatados.”



Agência Câmara