Chávez defende a criação de Exército para a América do Sul

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu nesta terça-feira (3/4) a criação de um exército da América do Sul para defender os interesses e a soberania das nações do continente mais o Caribe.

“Devia existir, neste nosso continente sul-americano, uma organização militar sul-americana, que defenda os interesses e a soberania da grande pátria que somos (…), incluindo o Caribe”, disse.



O presidente venezuelano fez a declaração no palácio presidencial de Miraflores por ocasião de uma reunião para debater assuntos financeiros entre o Executivo e os presidentes de institutos autônomos da Venezuela. “O sul é um conceito mais que geográfico, é ideológico para nós neste momento”, destacou Chávez.



Por outro lado, e em uma alusão ao 25º aniversário da Guerra das Malvinas, pediu às autoridades do Reino Unido que dialoguem com a Argentina. “Essas ilhas são argentinas, já basta de colonialismo. A Venezuela une-se aos países que exigem da Grã-Bretanha uma abertura de diálogo”, completou.



O líder venezuelano criticou também os países latino-americanos que “ficaram de braços cruzados” frente ao conflito, com exceção de Cuba. “Só Cuba, dando o exemplo, foi capaz de oferecer tropas para lutar nas Malvinas, apesar de o governo argentino da época ser militar e de ideologia contrária”, disse.