Bolívia anuncia nacionalização da maior telefônica do país

O governo da Bolívia iniciou um processo de negociação para estatizar a Empresa Nacional de Telecomunicações (Entel), controlada há uma década pelo grupo Telecom Italia.

A negociação será feita por uma comissão ministerial, que deve ser concluída em 30 dias, segundo o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana. Além dele, irão integrar a comissão os ministros Luis Arce (Fazenda) e Jerjes Mercado (Obras Públicas).



A Telecom Italia possui 50% da Entel, enquanto os trabalhadores e investidores minoritários controlam 6%. Os 44% restantes, teoricamente propriedade do povo boliviano, são geridos em partes iguais por duas administradoras de fundos de pensão, por uma filial do banco espanhol BBVA e outra do suíço Zurich.



Em fevereiro, o presidente Evo Morales havia admitido que existia um ''profundo debate'' entre os assessores do governo para analisar como se daria a nacionalização da Entel, comprada parcialmente em 1996 pela italiana Stet, que logo se desfez de sua participação para a Telecom Italia.



Atualmente, a Entel controla 68% da telefonia de longa distância, 67% da móvel e 90% dos serviços de internet, conforme dados da superintendência do setor.