Retirada de Israel é fundamental para paz, segundo árabes

Uma autoridade saudita afirmou nesta segunda-feira (2) que “Israel deve primeiro retirar-se dos territórios árabes ocupados em 1967 e permitir a criação de um Estado palestino soberano, independente e viável antes da normalização das relações com os paíse

Dita na condição de anonimato, trata-se da primeira declaração de uma autoridade saudita sobre o assunto desde o convite feito ontem pelo primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, aos líderes árabes para que as idéias sobre a paz sejam discutidas.


 


“Antes de qualquer reunião ser considerada”, Israel deve aceitar a proposta de paz apresentada em 2002 pela Arábia Saudita e reendossada há alguns dias pela Liga Árabe.


 


A proposta saudita prevê a normalização das relações entre os países árabes e Israel em troca da retirada israelense de todos os territórios árabes ocupados em 1967 e de uma solução justa para os refugiados palestinos.


 


Para ganhar tempo na questão, Ehud Olmert, primeiro-ministro de Israel, convidou, os líderes dos países árabes para uma conferência regional para “discutir a paz no Oriente Médio”.


 


De acordo com Olmert, a idéia é que os líderes se reúnam com ele e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina.



Ataques terão continuidade



Enquanto o primeiro-ministro israelense fazia essas declarações, o comando militar do país agia. O ministro da Defesa, Amir Peretz, autorizou nesta segunda-feira o Exército do país a promover ataque “limitados” contra palestinos na Faixa de Gaza.



Trata-se da mais recente ameaça a um cessar-fogo no território palestino litorâneo. Olmert minimizou as chances de lançar uma nova agressão israelense dentro de Gaza, mas não descartou essa possibilidade.