Para Lula, acordo na OMC deve sair em cerca de 30 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (2) que um acordo dentro da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), sobre subsídio agrícola, pode sair nos próximos 30 dias.

A rodada de negociações, travada desde julho do ano passado, foi um dos temas do encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no ultimo sábado (31), em Camp David, casa de campo do presidente norte-americano.



“O presidente Bush disse à imprensa, na coletiva, que quer fazer acordo na OMC, disse que está disposto a fazer o acordo, disse na reunião comigo, pessoalmente, que nesses próximos 30 dias nós deveremos fechar o acordo”, afirmou Lula no programa semanal de rádio Café com o Presidente.



O presidente  informou ainda que vai conversar nesta semana com os primeiros-ministros da Inglaterra, Tony Blair, e da Alemanha, Angela Merkel, para debater o assunto. “Se nós fizermos o acordo na Rodada de Doha, eu penso que nós estaremos dando um avanço extraordinário para que o mundo mais pobre possa ter uma oportunidade no século 21”.



Bush disse que os avanços da Rodada Doha não podem depender apenas dos norte-americanos. Os parceiros não esperem que os Estados Unidos carreguem o fardo sozinhos”, comentou. Ele afirmou que é possível um acordo justo para todos, mas que as negociações são difíceis porque envolvem muitos interesses.



Na rodada, países em desenvolvimento como o Brasil defendem a redução dos subsídios que as nações ricas concedem a seus agricultores, porém os mais ricos querem ter acesso aos mercados de serviço dos países pobres.



A produção de biocombustíveis foi outro tema da conversa entre Lula e Bush. No programa Café com o Presidente, Lula voltou a afirmar que os combustíveis alternativos serão “alavanca” para o desenvolvimento das nações pobres.