Marinheiros presos: Irã mantém desafio a Reino Unido

Três emissoras de TV iranianas mostraram imagens de outros dois soldados britânicos admitindo a responsabilidade de ter invadido as águas iranianas e pedindo desculpas ao país do golfo pérsico.

“Os 15 militares britânicos presos admitiram que entraram em águas territoriais do Irã de maneira ilegal”, afirmou também a rádio pública do país.



Até o domingo (1.°/4), a televisão iraniana havia mostrado quatro britânicos que afirmaram estarem navegando em águas iranianas quando foram detidos em 23 de março.



O Reino Unido criticou as declarações dos soldados, afirmando que elas eram inaceitáveis.



A agência de notícias iraniana ISNA afirmou que o Irã tem gravações dos 15 militares da Marinha Britânica que “dão detalhes de sua prisão em águas iranianas”.



“Contudo, devido a algumas mudanças recentes na escandalosa política do governo britânico, não mostraremos os detalhes das entrevistas”, afirmou a ISNA.



A agência não especificou quais eram as mudanças, mas o Reino Unido disse no domingo que estava em comunicação “direta” com o Irã.



O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, disse que o Reino Unido deveria pedir desculpas pelo incidente. Além disso, autoridades iranianas criticaram o Reino Unido por levar a questão às Nações Unidas.